O atual cenário global é atípico. Em um cenário aparentemente adverso, projetando uma possível diminuição na procura de fretes, em razão da pandemia, levou a criação de uma estratégia por parte dos Armadores.
A fim de reduzir a oferta de espaço, com o objetivo de redução de custos, a partir da redução de suas frotas (navios/slots). Porém, a baixa de mercado não veio a ocorrer, apresentando demanda constante. O que resultou em um aumento das taxas de frete superior ao previsto, que se mantêm por meses (incluindo o período do surto pandêmico) e que possivelmente se estenderá até Fevereiro de 2021, período este do ano novo chinês.
Falta de equipamento
Todas as transportadoras precisam solicitar o equipamento com antecedência para a coleta, caso contrário, não poderá retirar os contêineres do depósito.
Tanto a “Textainer quanto a Triton”, duas das três maiores locadoras de contêineres do mundo, informam que a falta de contêineres continuará nos próximos meses.
Textainer informa: “Antes de meados de fevereiro do próximo ano, a situação de oferta e demanda de contêineres não será capaz de restaurar o equilíbrio, e a escassez de contêineres continuará até depois do Festival da Primavera da China em 2021.
Por falar na produção: de acordo com as últimas notícias da China “News Week”, a produção de contêineres não consegue acompanhar o aumento repentino da demanda. A produção mensal máxima dos fabricantes de contêineres chineses é de cerca de 300.000 TEU, e a fábrica já está operando com sua capacidade total.
Frete marítimo aumentando
De acordo com os dados mais recentes, a taxa de mercado da rota do Leste dos EUA ultrapassou US $ 5000 / FEU. É relatado que os atuais portos de Long Beach e Los Angeles estão extremamente congestionados, o porto de destino está em greve e a taxa de frete na América do Sul é de mais de 4.000 dólares americanos (portos básicos), na Austrália é de mais de 4.000 dólares , e a linha dos EUA é de 4.000-5.000 dólares americanos. Mesmo o Sudeste Asiático, a longo prazo com 300-400 dólares americanos, subiu para 600/700 dólares.
Espaço total
Algumas operadoras já estão com overbooking até 15 de novembro, e interromperam o atendimento de reservas.
Espera-se que a atividade comercial continue se intensificando durante o último trimestre deste ano e que a demanda continue forte até o Ano Novo Lunar (meados de fevereiro de 2021).
Brasil
É difícil conseguir espaço a bordo para carregar para o exterior, principalmente para a China. Portos como Manaus estão sofrendo com a maré baixa (tornando as companhias marítimas mais caras para navegar no rio Amazonas).
Paradoxalmente, tanto o Norte como o Nordeste do Brasil vêm aumentando suas demandas, impactando diretamente no custo do frete cada vez mais alto.
New Hub Brasil
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