Em 1973, a IMO adotou a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, agora conhecida universalmente como MARPOL. Este mecanismo trata a poluição oriunda de navios e chamou muita atenção em 2019 com a regulamentação de emissão de SO x que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020.
Abaixo destaque do texto publicado pela IMO (agência da ONU
“O principal tipo de óleo “bunker” para navios é o óleo combustível pesado, derivado como um resíduo da destilação de petróleo bruto. O petróleo bruto contém enxofre que, após a combustão no motor, acaba nas emissões dos navios. Sabe-se que os óxidos de enxofre (SO x ) são prejudiciais à saúde humana, causando sintomas respiratórios e doenças pulmonares. Na atmosfera, SO x pode levar à chuva ácida, o que pode prejudicar culturas, florestas e espécies aquáticas, além de contribuir para a acidificação dos oceanos.
Limitar as emissões de SO x dos navios melhorará a qualidade do ar e protegerá o meio ambiente.
Os regulamentos da IMO para reduzir as emissões de óxidos de enxofre (SO x ) dos navios entraram em vigor pela primeira vez em 2005, sob o Anexo VI da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios. Desde então, os limites de óxidos de enxofre foram progressivamente mais rigorosos.
A partir de 1 de janeiro de 2020, o limite de enxofre no óleo combustível usado a bordo de navios que operam fora das áreas designadas de controle de emissões foi reduzido para 0,50% m / m. Isso reduzirá significativamente a quantidade de óxidos de enxofre que emana dos navios e deverá trazer grandes benefícios à saúde e ao meio ambiente para o mundo, principalmente para populações que vivem perto de portos e costas”
Veja mais em http://www.imo.org/en/mediacentre/hottopics/pages/sulphur-2020.aspx