Aqui estão as mais importantes a considerar antes de importar produtos para o Brasil
# 1 – Conheça os seus termos comerciais (Incoterms)
Para uma primeira importação, os termos podem ser desconhecidos. É assim que você e seu fornecedor dividem a responsabilidade no processo de compra e venda acerca da logística. Assim orientamos:
Tente comprar suas mercadorias nos termos FOB ou Works. Estas são as melhores formas de controlar seus custos, pois o preço final e a gestão estará em suas mãos.
# 2 – Verifique as taxas e impostos aplicados a importação para o Brasil
Os impostos podem ser complicados, mas ficaremos felizes em orienta-lo em relação a qualquer dúvida em relação a eles. Necessário conhecer:
Qual é o código tarifário (NCM) para o seu produto? Isso lhe dará a porcentagem do imposto a pagar. Existe algum direito compensatório sobre o seu produto?
# 3 – Selecione o modo de transporte
Dicas para efeito de avaliação sobre o modal mais adequado – frete marítimo, rodoviário ou aéreo
O produto é leve e valioso e urgente? O frete aéreo talvez seja a opção adequada para você.
• O produto é leve e valioso, mas pode aguardar o tempo de transito pertinente ao Transporte Marítimo? O frete LCL marítimo será a opção adequada para você, devido a possível economia de custos comparando modais.
O produto é volumoso e pesado? O frete marítimo FCL (Full Container) ou Rodoviário será mais adequado
# 4 – Verificar detalhes da entrega
Requisitos de entrega – importante a considerar.
· Aqui, considerar a viabilidade de contratar o serviço porta a porta. Independente do modal de transporte.
· Horários devem ser previamente informados com propósito de programação de recebimento, trafego em certas regiões, etc.
· Dimensões lineares, peso, observações de posicionamentos e o que mais for importante para a salvaguarda da integridade da carga, deverá ser observado.
# 5 – Faça seus cálculos
É vital que você tenha feito seus cálculos antes de avançar com o seu pedido. Os custos de uma importação não param nas mercadorias e no envio, certifique-se de que você conhece suas margens e custos adicionais. Você deve considerar:
Custo do produto Prazo (Lead-time) Impostos Custos de envio Tempo de trânsito – Tenha em mente que o frete marítimo pode levar seis semanas para ser entregue depois que as mercadorias estiverem prontas?